segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Crise Econômica

Não é novidade que o Brasil está passando por uma crise política-econômica. Mas vamos fazer um resumo de como chegamos nessa situação.
 
Tudo começou com a crise de 2008. Para minimizar os efeitos da crise mundial, o governo da época, incentivou o consumo do mercado interno, aumentando o crédito disponível e baixando as taxas de juros. Por alguns anos, foi perfeito, as pessoas e empresas faziam dívidas e tinham capital para diversos gastos. E foi criando uma bola de neve, todos fazendo novos empréstimos para manter seus gastos e pagar dívidas antigas.
Mas chegou um momento que não dá mais para fazer novos empréstimos e todos estão precisando pagar as dívidas existentes. Acrescente uma piora na situação econômica mundial, com queda dos preços de produtos primários que o Brasil é exportador (minerais e alimentos).
O governo fazendo o que precisa, poderia minimizar muitas coisas. Mas o céu não é perto.
 
Não temos um governo capaz de fazer o que precisa (apenas cada um tentando proteger o próprio rabo e jogando a culpa uns nos outros). Desde que começaram as investigações de corrupção da opeação Lava-Jato (estão de parabéns), estão finalmente investigando políticos poderosos que sempre acharam que jamais seriam punidos. E isso abalou o governo, ameaçando o mandato de diversos deputados, senadores e da presidente. Preocupados com seus mandatos e também afetando políticos de baixo escalão (para não dizer partidos inteiros), ninguém tem feito o que realmente precisa fazer para governar o país.
 
Estes dois acontecimentos fazem com que a credibilidade e confiança internacional quanto ao Brasil caiam e com isso fica mais difícil captar recursos no exterior, o real desvaloriza e investidores fogem do país. Virando uma bola de neve.
 
Os efeitos, vejo na rua e com meus amigos. O número de empresas que estão fechando e de desempregados só aumenta (e confesso que a quantidade de amigos e parentes desempregados só tem aumentado e cada dia mais difícil ajuda-los). Também reparei na quantidade de gente na rua, mendigando, de camelôs e do aumento da criminalidade (fui roubado no natal, próximo de uma estação).
 
Assim como amigos que estão fugindo do Brasil para tentar a vida fora. Seja com visto de trabalho ou de estudo. E confesso, estou seriamente pensando nessa possibilidade e estudado opções.

Um comentário:

  1. Não está fácil para ninguém. Desde os mais baixos, até os mais qualificados, todos estão sofrendo com a crise. É como se fosse um efeito dominó. Um empregado é demitido, logo ele para de comprar no local x, o local x fatura menos, logo para de comprar n materiais do fornecedor y e por aí vai.... Está cada vez mais difícil e desanimador a situação econômica. Nós estamos fazendo mais cortes e ainda assim acabamos gastando mais, porque as coisas estão caras. É, não tá fácil não.

    ResponderExcluir