quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O grande dilema dos imigrantes na europa

Não, não sou um catedrático ou especialista no assunto. Mas defendo a entrada de imigrantes e sua incorporação à sociedade.
Sei como é complicado abandonar tudo e tentar a vida em outro país (meu pai fugiu de Portugal durante a ditadura do Salazar). Sei como é complicado seguir uma religião que sofre preconceito (minha mãe teve muitos problemas por isso). E quando uma outra nação aceita e ajuda quem precisa, quem perdeu tudo e só está vivo, porque fugiu, é algo maravilhoso.
Mas quando certos elementos aproveitam a situação para explorar e aterrorizar, fica difícil aceitar a vinda de imigrantes. Como os recentes atentados que ocorreram em Paris e os abusos sexuais durante a virada do ano, que aconteceram em diversas cidades alemãs.
Complicado principalmente para a Alemanha, cuja população tem diminuido, receber imigrante é uma maneira de manter a população jovem, com gente capacitada para trabalhar e manter o crescimento do país. Pois muitos dos refugiados, tem boa educação, formados em faculdades e que esperam a regularização de seus documentos e diplomas para poderem voltar a viver uma vida digna como tinham antes da guerra.
Para a França, uma da nações com uma grande população de origem muçulmana (muitas de suas ex-colônias são mulçulmanas) tem tido muitos problemas de integração. Complicado para um país que criou o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
O choque cultural que os refugiados estão tendo perante nações cujos valores são diferentes, é algo que eles precisam superar e respeitar antes de tudo. A religião é algo importante mas para cada indivíduo, ela jamais deve ser imposta aos outros. E vencer este desafio é algo que fundamental para que a intergração seja realmente aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário