terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vampire: the masquerade 20 years

Quando saiu, eu tinha cancelado meus cartões internacionais e não pude comprar. Mas depois de um tempo, achei a versão em PDF desta edição comemorativa de 20 anos do lançamento do RPG Vampiro: à Máscara. 

Mas o que muda neste livro? É o mesmo livro com novas imagens, houve mudanças nas regras ou algo do tipo. Sim e muito mais.

Esta edição reúne em um livro só, o conteúdo do livro básico, livro do jogador, Livro da Camarilla, Livro do Sabá, um apanhado geral dos 13 livros de clãs, algumas linhagens (as principais), disciplinas (em geral até o nível 9... o que é uma pena, mas eu tenho o livro com as de nível 10), trilhas e história geral. Além de uma revisão de regras (incluindo novas habilidades e uma mudança no sistema de combates). 

No geral é um livro para os fãs e jogadores novo. E para quem tem interesse em ter uma edição compacta (uns 20 livros) tendo resolvido algumas divergências e regras contraditórias entre os livros anteriores. 


P.S.: Boatos dizem que a Devir Livraria (que possui os direitos de lançamento no Brasil), pretende lança este livro (talvez ano que vem... data nunca foi um ponto forte deles).

P.S.2: Se você não entendeu a alegria, euforia, êxtase dos fãs por uma edição comemorativa de 20 anos de um livro de RPG, você não viveu na década de 90 ou nunca jogou RPG antes. Vampiro: à Máscara, mudou o conceito de se jogar RPG, dando foco na história e interpretação ao invés de consultar tabelas, jogar dados e seguir regras rígidas, que era o padrão de muitos RPGs da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário