terça-feira, 18 de agosto de 2015

Nodame Cantabile

Recentemente, vi a Nodame Cantabile. 
Meio atrasado, já que minha amiga Vivian (Vika) já vivia me falando e de como ela amava este anime. 
E só agora resolvi ver e posso dizer que adorei. Principalmente pelos dois protagonistas tocarem piano. O fato de fazer um ano e meio que comecei a frequentar aulas de piano também ajudou, ainda mais quando tem um episódio que eles tocam Allegro con Brio (que era a partitura que eu estava aprendendo). 
  • Shinichi Chiaki: Nascido em uma família de músicos, ele é genial no piano e no violino, mas sua verdadeira ambição é se tornar um maestro. Sempre aplicado e talentoso em tudo que faz, é poliglota, perfeccionista e já viveu no exterior. Mas não tem apenas qualidades, é arrogante, tem pavio curto e não é muito sociável. Mesmo assim, tem todos os requisitos e oportunidades de ir para a Europa para se especializar, se não fosse por um detalhe, ele é incapaz de entrar em um avião ou navio devido a um trauma de infância, ficando assim ilhado e sem perspectivas de ter uma grande carreira como músico e regente; 
  • Megumi Noda ("Nodame"): É uma pianista extremamente talentosa e com um estilo incomum, ela toca de ouvido e não consegue ler direito as partituras, Chiaki chega a dizer consigo que ela toca como se estivesse cantando. Mas sua meta é ser professora de jardim de infância, não levando a sério a possibilidade de seguir como profissional. Além disso é um tanto excêntrica, desleixada ao extremo (seu apartamento é literalmente um lixão), fica vários dias sem tomar banho e adora comer. Detesta que lhe digam como deve tocar (isso também se deve ao um trauma de sua infância), e normalmente vive adaptando os clássicos, com seu estilo e apesar de se divertir tocando dessa forma, isso lhe rendem muitos contratempos.

Confesso que quando dava uma certa preguiça de treinar partitura, eu lembrava do esforço que via eles fazendo no anime e voltava animado para um dia tocar tão bem. Afinal, à prática leva à perfeição. E comparado com o que eu tocava no começo com o que tenho tocado hoje, melhorei muito (mas longe da perfeição).

Mostrei para minha professora de piano e ela adorou principalmente pelo fato de mostrarem os lugares certos onde se deve tocar cada tecla, conforme a música, sem ser a enrolação (playback) comum de desenhos/filmes norte-americanos, que fingem que tocam e deixam a música tocar de fundo. 


Referência: Wikipedia Nodame

2 comentários:

  1. Olá!!

    Esse anime já apareceu na minha lista de interesses esse ano, por causa de outro anime, Shingatsu wa Kimi no Uso (que, se não me engano é da temporada de janeiro)... Só que ele não é totalmente focado em música clássica. Ele a tem como plano de fundo, enquanto os dramas reais acontecem. Mas tem os concursos que são ótimos. Seria uma boa você assisti-lo (o protagonista é pianista). rsrsrsrsrs

    Uma pena que eu acabei nem resenhando ele....

    Até mais

    ResponderExcluir