terça-feira, 21 de abril de 2015

RPG e Memes

Em meados da década de noventa, quando poucos conheciam o que era RPG (e não estou falando de jogo de videogame ou PC), havia livros jogos em que você interpretava um personagem (e muitas regras e detalhes). Comecei com Desafio dos Bandeirantes e Tagmar (eram os únicos em português e comprei na bienal do livro). Para narrar e ter uma boa base para muitas aventuras, passei a ler muitos livros de histórias, contos e detalhes culturais de outros povos. E confesso foram horas e horas (para não dizer meses e anos de jogos com amigos e muita diversão).

Hoje devido o tempo escasso e a dedicação que o jogo exige (uma certa frequência regular), acho graça quando vejo na internet os memes que só quem jogou RPG sabe o que realmente é e entende a piada. Segue algumas que eu adorei abaixo.


Um dos RPGs mais conhecidos (além de ter sido o primeiro de todos) é o D&D (Dungeons & Dragons). Mas já teve outras versões dele como o AD&D (Advanced Dungeons & Dragons), o qual joguei por muitos anos. Esta piadade AH&Q foi muito boa, como se os cães enfrentassem monstro (que são os humanos). 


Como explicar para um leigo, para que serve cada atributo da ficha/planilha de personagem? Usando o tomate como exemplo. Perfeito, simples e eficaz. 


Uma das graças de jogar RPG, é que você começa com um personagem de nível 1, algo bem básico fraquinho e com o passar do tempo, você olha como evoluiu seu personagem e ficou mais forte. Bem... neste caso, até mais forte que um tanque de guerra. 


A idéia das tendências, era ajudar na interpretação de papéis. Como o mundo não é dividido entre bem e mal, existe suas razões (mesmo que desconhecidas). E foi criado 9 tipos de tendências. Quando alguma série ou filme faz muito sucesso, logo vejo este tipo de meme.


O pesadelo de todos os jogadores. No geral, um número 20 em um dado de 20 lados (vulgo d20) é um sucesso incrível, fenomenal, algo que só por milagre se consegue. Agora seu oposto, é uma falha crítica, não só falhou miseravelmente, que dá até vergonha de falar (e claro que um mestre de jogo criativo, sabe aproveitar muito bem estes momentos e seus amigos vão rir muito).


Mago é aquela classe que no começo é fraco, quase sem magia. Mas se sobrevive, vira um dos personagens mais apelões que existe. 


XP são pontos de experiência. No começo, você só recebia XP por vencer desafios (vulgo matar monstros). Claro que se você fizer isso em grupo, será dividido entre o grupo... Gandalf safadinho, queria todo o XP do Balrog. 

 

Ah, os famosos itens mágicos, fazem toda a diferença, ops, espera aí, isso não é um cajado??? 

E olha que estes são os meus favoritos, mas existem muitos outros que ainda não vi e pode apostar que serão divertidos e saudosistas (principalmente para quem como eu está sem jogar faz um bom tempo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário