quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Comunicadores, velhos companheiros

Bem, em tempos de internet 3G, 4G, Whatsapp e facebook, houve uma época quando a maioria das pessoas usava internet discada (e geral, esperava dá meia noite, para entrar na internet, porque era mais barato), havia programas de comunicação que eram ótimos, simples e permitia conversar com pessoas que estavam longe (ok, podia ser a vizinha).

Para uma época, quando a internet era lenta e os computadores mais simples (eu usava um XT, depois 386 e anos depois um potente 486), programas de bate-papo eram simples, divertidos e foi o começo da internet para muita gente.

Quem não lembra do saudoso ICQ e seu som característico quando você recebia mensagem? 
Lembro até hoje do meu número (mas quase nunca uso). Para a realidade da época, era simples e funcional, sem muitos enfeites.


Quando a situação começou a melhorar, veio o MSN, com seus emoticons, sons, fotos, botão de tremer a tela para chamar a atenção da pessoa com quem você conversava e até grupos de bate-papo. Aos poucos os usuários do ICQ foram migrando para o MSN (principalmente por possuir uma interface mais agradável). Eu passava horas conversando no MSN.


Também existia o Skype (que existe até hoje). Prático, funcional e permitindo conversas de voz e vídeo. Uma revolução. Dos três, ainda uso muito o Skype, principalmente quando quero conversar com algumas pessoas e estou sem tempo de ficar digitando texto. 

Mas confesso que com a comodidade de hoje, que basta um celular e você pode manter contato com tantas pessoas, é mais prático. Mas um pouco chato se você recebe mensagem toda hora. Eu mesmo coloquei meus grupos do Whatsapp no modo silencioso por um ano. Se a mensagem for importante, mandam diretamente para mim. E quando dá tempo até olho para ver qual o assunto discutido nos grupos. O mensageiro do facebook também é prático. Sim, mas limitado em suas opções de recursos. Não é meu favorito, mas tendo em vista que a maioria dos meus amigos/parentes/conhecidos usam ele, só mantenho geralmente invisível e vou usando. 

Pode ser algo saudosista ou coisa de velhinho mesmo, mas antes eu mantinha bem mais contatos. Hoje (talvez pela falta de tempo), não tenho a disposição de antes, para ficar conversando online. Prefiro ao vivo.

P.S.: Se for importante, me mande mensagem direta ou ligue.

2 comentários:

  1. ICQ. Nunca tive. Quando comecei a interagir com a internet já existia MSN. E diferente do Whatsapp, se a pessoa não te dava atenção era só fazer a tela tremer. Esses dias (isso mesmo que você leu) eu ativei meu Skype... mas deu uma travada que me faz pensar em usar ele novamente. O que só farei em uma conversa de um site do qual comecei a fazer parte!! xD

    Whatsapp tem hora que irrita. Principalmente grupos onde seus amigos ao invés de conversarem entre eles preferem falar no grupo (só os dois). rsrsrsrsrs

    Esses apps e tecnologias são bons. Mas nada separa o ao vivo, que está difícil em tempos como esse. Já vi pessoas conversando via whats sendo que elas estavam na mesma mesa O_O

    até mais (escrevi uma redação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mesma mesa e conversando via whats. A única vez que fiz isso, foi jogando Game Of Thrones Boardgame e trocava informações, fazia alianças e planejava novas estratégias de batalha e não queria que meus inimigos (outros jogadores) soubessem quem era aliado de quem.

      Excluir