segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A história se repete

Antes da II Guerra, a Alemanha, foi anexando territórios vizinhos (e país) onde havia uma certa comunidade alemã. Afinal, estava protegendo seus semelhantes. 


E uma das principais decisões pós II Guerra, foi remover as comunidades alemãs das outras nações. Nos dias de hoje, seria um crime e desrespeito. Mas o medo de que a Alemanha fosse novamente a guerra com a mesma justificativa, era muito maior. 

O mesmo argumento foi utilizado em outra guerra. A guerra dos Balcãs, entre a Sérvia (que se considerava herdeira da Iugoslávia) e as repúblicas que proclamaram independência. 


Se não existiria mais a nação dos eslavos do sul, que fosse existir a grande Sérvia. E eles foram à guerra para proteger suas comunidades na Croácia e na Bósnia Herzegovina. 

Vemos recentemente diversas ações da Rússia, ao apoiar independência de regiões com populações russas e anexa-lás, tudo em nome da defesa de seu povo. Mas até ano passado, as ações da ONU e outras organizações foram leves com alguma reprimenda diplomática, procurando evitar o uso da força. Mas para as nações que estão perdendo território e outras que possuem grandes comunidades russas, paira o medo de uma guerra que ninguém está disposto a pagar.


A Georgia que praticamente perdeu os territórios se Ossétia do Sul e Abcásia. 


Parte da Moldávia, está ocupada por tropas russas, para garantir a liberdade do povo russo e sua independência. 

A principal diferença com o caos que vemos na Ucrânia, está no fato de ser uma das maiores nações que existe na Europa conhecida por sua agricultura. Também era chamada de Pequena Rússia. 


Mas diferente de pequenas nações que não tiveram condições de resistir, a Ucrânia está se esforçando para manter seu território. E não são todos os que moram nas regiões de maioria russa que querem independência. 
Se a atual resistência e o envio de tropas russas, podem desencadear uma grande guerra, é o que todos estão acompanhando. Pois o envolvimento de outras nações para evitar a fragmentação ucraniana, pode ser o que faltava para se repetir o que a Alemanha fez com a Polônia e começar uma nova Grande Guerra.

As nações Bálticas também possuem comunidades russas consideráveis, mas por fazerem parte da OTAN, o risco de guerra em larga escala e o preço que a Rússia pagaria por estas regiões, pode ser extremamente alto. 

P.S.: O Brasil também já usou da justificativa de proteger brasileiros, para as negociações e compra / anexação da região conhecida como Acre. Mesmo hoje, nações vizinhas, olham com muita atenção as comunidades brasileiras, com medo de perder novos territórios, como os casos de problemas e agressões que tem ocorrido no Paraguai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário