domingo, 21 de dezembro de 2014

A lista Vermelha


Para quem já ouviu falar ou leu, ou mesmo jogou o RPG Vampiro: à Máscara, já deve ter alguma idéia do tema.

Anos atrás, quando comecei a jogar RPG, fui na loja da DEVIR Livraria (na época era a editora que estava lançando os primeiros grandes sucessos de RPG). E tive a oportunidade de ter em mãos este livro raro. Tão raro que eu nunca tinha ouvido falar e não fazia idéia do que se tratava a ter anos depois ler uma matéria na antiga revista de RPG Dragão Brasil. 

Anos depois (no caso, este ano de 2014), tive a oportunidade de consegui a versão em pdf. The Kindred most Wanted



Bem, agora chega de enrolação e vamos falar realmente do livro.

Para quem conhece o RPG Vampiro: à Máscara, existe uma sociedade de vampiros (Camarilla), que procura evitar que a humanidade descubra a existência de monstros da noite. No entanto, para seres com décadas, séculos ou milênios de vida (ou pós-vida), o passar do tempo pode ser puro tédio, sem novidades. E para passar este tempo (e conquistar outros objetivos), eles manipulam, conspiram, criam planos em cima de planos (muito Illuminati isso), onde ninguém sabe realmente qual o objetivo do outro ou quem é que manipula fulano que na verdade é manipulado por beltrano que segue ordens de sicrano. Ou como eles dizem, Jyhad, um jogo entre eles, de sangue e guerra entre seres milenares.

Já deu para ter uma idéia. Mas nem todo mundo gosta de ser manipulado. Existe aqueles que se revoltam contra o sistema. Ameaçam revelar ao mundo a verdade sobre o mundo das trevas. Caçam outros vampiros, levando o caos e a morte por onde passam. Abalam a sociedade vampírica. E os líderes da Camarilla criaram uma lista com os 13 criminosos mais perigosos (e uma recompensa proporcional ao perigo). Esta lista vive mudando a medida que alguns criminosos são presos ou mortos. 

Mas como eu citei, a Jyhad não pode parar e todos, mesmos os líderes, fazem parte dos jogos de manipulação. E existe alguns inocentes que pisaram nos pés da pessoa errada e acabaram caindo nesta lista (mesmo sendo inocentes, são monstros capazes de se defenderem e destruir qualquer caçador descuidado). Outros são até mais monstruosos do que você pode imaginar.

Este livro, conta a história de cada um destes infames procurados, bem como sobre quem são os guardiões da lei e da ordem responsáveis pela caçada, a recompensa e detalhes do funcionamento da Camarilla, quanto a execução e conspiração envolvendo estes párias da sociedade.

Confesso que alguns eu já conhecia de outros livros e tenho alguns favoritos para que nunca sejam pegos (mas lendo outros livros, já soube da captura de alguns destes procurados e alteração desta lista). Um livro que recomendo (e um dia ainda pretendo ter o livro físico em papel em mãos novamente). 


P.S.: Lista Vermelha e não Lista Negra, por um mero detalhe. É um RPG de Vampiros, lógico que sua cor favorita seria o vermelho sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário