quinta-feira, 7 de agosto de 2014

CARTAS SELVAGENS - WILD CARDS

Quem está lendo atualmente as crônicas de gelo e fogo (ou acompanhando a série), devem estar meio em choque ao perceber que não existe um protagonista em si e qualquer um pode morrer se for importante para a história. 
Devem pensar que o autor, George R.R. Martin é cruel e criou uma obra única. Mas para quem já conhece outra obra dele, da década de 80 (o primeiro volume foi lançado em 1987, contando atualmente com 22 volumes, sendo só os 3 primeiros lançados até o momento no Brasil), perceberá que seu estilo de que a história é mais importante que os personagens é muito presente e sim, em Wild Cards terá mortes memoráveis e que farão muita gente chorar (só não menciono aqui para não soltar spoilers).
Wild Cards é uma coletânea editada por nosso famoso e querido escritor George, mas não é obra só dele. Diversos personagens, foram criados por outros escritores amigo dele e suas histórias foram trabalhadas de tal forma que sua interação é mútua. O que acontece com um personagem, pode afetar outros. E sempre mudando o foco para outros pontos de vistas (como disse, sem protagonista, como o que ocorre nas crônicas de gelo e fogo).

Na capa das edições brasileiras, Golden Boy, Tartaruga e Fortunato.

Quando conheci este cenário, eu jogava um RPG chamado GURPS Supers, RPG em que você interpreta um super herói (ou vilão). E foi apresentando uma adaptação sobre esta série de livros Wild Cards (ou Cartas Selvagens). Claro que em 1994, eu não fazia idéia do que era internet ou compras online (o Brasil tinha acabado de deixar uma hiper inflação e adotado o Real como moeda, fazia poucos anos que tinha acabado a ditadura e tudo era novo, cheio de mudanças).
Bem, como nunca imaginei que uma dia iria ler esta obra e joguei muitas aventuras neste cenário e com fichas de quase todos os personagens que aparece em Wild Cards (muitas com ilustrações). Mas uma coisa é você ler na ficha que o personagem é assim. Outra é você ler um livro e ver como que realmente age o personagem em questão. 
Por isso, quando vi na livraria o lançamento, eu nem me liguei quem era o autor, já me interessei só por ser algo que marcou alguns anos de RPG (e que anos divertidos). É divertido você ler e já relembrar da ilustração feita para cada personagem. Mas nem tudo é alegria, já que também sei muita coisa que vai acontecer (já sabia quem morria, só não sabia como) e outros detalhes. A vantagem que eu só sei o que vai acontecer até o 13° volume. Depois disso, para mim, tudo será novidade.

Ilustração do GURPS Supers, com alguns personagens (alguns são fáceis de reconhecer). Será que quem leu, também reconhece?

Bem, agora esperar o próximo volume a ser lançado. 

2 comentários:

  1. Olá!!

    Eu até tentaria começar essa série, mas 22 livros? Gesus (com G mesmo). Contudo, ela parece ser interessante e bom saber que ele não é o único autor deste livro. Devo começar em breve a ler As Crônicas de Gelo e Fogo e tentarei me lembrar do fato de não ter protagonistas!!

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo, vc vai gostar muito das crônicas de gelo e fogo tb

      Excluir