quinta-feira, 28 de março de 2013

Referências Fotográficas

No curso de fotografia, tive um trabalho sobre as fotos que eu gostaria de ter tirado e quais nossas inspirações.
Até então eu não tinha idéia de qual estilo ou linha seguiria. 

  • Foto de eventos / casamento / etc;
  • Fotos de perfil;
  • Fotos de viagens, cidades, paisagem, etc;
  • Fotos de arquitetura e interiores;
  • Foto jornalismo;
  • Foto publicidade;
  • Foto sei lá mais o quê?


E fiz o trabalhando, vendo livros que tenho e uso como inspiração, olhando as fotos que meus amigos tiram e acho perfeitas (ou quase) e fui separando.

Minhas primeiras fotos eram com câmera analógicas, com filmes. Câmera que aliás era da minha mãe.

Depois de fotos de parentes e de paisagens, conheci o mundo cosplay e a diversidade e riqueza de detalhes. E é deste meio, onde tive um maior contato com fotógrafos, tanto eles tirando fotos minhas ou me ensinando a fotografar. E não são poucos os fotógrafos deste meio que ainda hoje me ensinam, mas um deles, NeoNight, posso dizer que foi o que mais me orientou (tanto que tenho um livro dele só de fotografias de cosplay. E considero como uma base para a composição de cenas para fotos com cosplays. 


Com o curso de fotografia, fui aprendendo sobre outros fotógrafos. E um dos que mais me chamou a atenção, não só por suas fotos, mas pelo seu estilo Joe McNally.

Um fotógrafo que procura aproveitar todos os recursos que tem, mesmo improvisando no momento e procurando entrar no ambiente, sem parecer um estranho, mas como algo que faz parte do local... foram dicas e dicas que li em seus livros (e quase nada de técnica) mas sim sobre a emoção e os sentimentos não só dele, mas sobre os envolvidos na foto.

Assim, como dicas sobre iluminação, tanto com uso de Flash mas principalmente sabendo usar a luz ambiente.

E claro, que não posso esquecer dos meus amigos que curtem a fotografia por lazer. E com eles, aprendi que mesmo uma câmera simples, um celular ou uma câmera profissional caríssima, uma foto pode ser uma obra de arte e registrar momentos únicos.

Esta foto é da minha amiga Beatriz. Ela ama viajar e registrar diversos momentos de suas viagens, não apenas com fotos da paisagem, mas procurando mostrar a alegria de estar em conhecendo novos lugares e pessoas. Como esta no Marrocos.

Tanto a foto da neve nas folhas como a foto da vela em um pote na mesa com duas rosas do lado, são da minha amiga Anita. Fotos simples de pequenos detalhes. Mostram que mesmo com as pequenas coisas da vida, ao nosso redor, pode produzir fotos espetaculares. Queria eu, ter esta visão que ela tem e tirar fotos assim.


Dou um destaque para as fotos de outra fotógrafa famosa, Annabel Williams. 
Li sobre um trabalho de fotos em Preto & Branco e achei que era algo fácil. Mas não é. Não é só colocar a foto neste estilo apertando um ou outro botão. Por ser foto em Preto & Branco, você perde a direção do que olhar sem os detalhes marcados pelas cores. É necessário configurar a câmera, com a velocidade e abertura correta, para aproveitar o jogo de luz, sombra e as nuances de cinza e assim destacar os detalhes. 
E confesso que é bem mais trabalhoso do que você imagina. 


De certa forma fotografia é um mundo encantador e cada vez aprendo algo novo. O que antes era um lazer bobo, hoje dou muito mais valor e sei do trabalho que é tirar uma boa foto.

E quanto ao estilo... conforme me disseram e pelo que acompanho, sigo mais o lado de fotografia artística (algo que nunca tinha pensando antes). Vamos ver o que o futuro me aguarda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário