sábado, 19 de maio de 2012

Detalhes da Vida

Kelly Knox, vencedora do show BBC3 Reality TV, Britain's Missing Top Model 2008 

O motivo desta foto? É para mostrar que não é porque uma pessoa é deficiente que é incapaz de fazer algo. 

Recentemente li um livro do fotógrafo Joe McNally. Ele narra os problemas, gambiarras, sortes, truques e os momentos de alegria e frustrações que já passou como fotógrafo. Ele não se prende em detalhes técnicos (apesar de citar como foi feita cada foto). E um dos trechos que mais gostei de seu livro "O Momento do CLICK" foi da visita do papa João Paulo II na Polônia (ainda era uma nação comunista). O governo não queria permitir que a imprensa divulga-se muito sobre o papa, criando plataformas para os fotógrafos tirarem fotos a alguns quilômetros de distância. E ele estava usando uma lente de 400 mm com um coversor TC 1.4 (uma mini bazuca, praticamente). Para piorar, embaixo de um temporal. Ele estava tão mau humorado e xingando porque os fotógrafos italianos, com seus contatos com o Vaticano, tinha privilégio para ficar do lado do papa e ele ali longe, tomando chuva. E um outro fotógrafo parou perto dele, montando o tripé, câmera e tudo, agindo feito um louco eufórico, fazendo a plataforma de madeira em que eles estavam balançar a ponto dele achar que ia desmontar tudo. Quando ele foi dá uma bronca no colega de profissão, foi que ele viu a seguinte cena:


Ele tinha uma câmera com uma lente com metade da extensão focal da minha, sua câmera era de única foto, cheia de fios e consertos. Ele não tinha a mão direita. Ele focava com a mão esquerda e a apoiava com a sua mão mutilada, e depois apertava o botão com a sua mão boa. Depois ele soltava o botão e acertava o obturador com a mão mutilada. E o suporte balançava por causa de todo este processo. O cara estava trabalhando em um estado de total empolgação. Este era o seu momento, o seu país, era algo que ele falaria para seus netos. 


Inspirador? Foi para mim. Mesmo sem a mão, era um momento de sonho para este fotógrafo.
Ame o que você gosta de fazer. Faça porque você gosta e se sente bem. Mesmo que seja algo difícil, que você não tenha talento, habilidade ou prática, continue fazendo, porque você se sente bem. E curta esta momento. 
Infelizmente não consegui o nome deste fotógrafo que o Joe McNally fala. Mas me sentir mais motivado para continuar em frente e seguir com meus sonhos. Pois há muita gente que tem mil problemas piores que nós e ainda assim continuam em frente. Como Kelly Knox, da foto acima, que hoje trabalha como modelo, tendo realizado seu sonho.


 "Existe vida e felicidade após a amputação e que ser feliz é uma escolha possível"
(frase da matéria Amputados Vencedores, site MeioÓbvio)



Nenhum comentário:

Postar um comentário