sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nomes

O que a insônia não faz...

Mas como eu estou sem sono e fazia eras que não postava algo interessante por aqui, lembrei da idéia de nomes. Como trabalho e tenho contato com documentos do Brasil todo, vejo nomes e nomes dos interessantes, comuns a bizarros. E bizarros, não são apenas a mistura do nome do pai e da mãe, ou escrevendo de forma errada nomes estrangeiros (Uashiton, Deivison e por aí vai), mas nomes que muitas vezes tem duplo sentido ou permitem fazer piadas.
Sei que muita gente não tem maldade nem pensa nisso, mas eu recomendaria aos pais, antes de registrar um nome, conversar com parentes e amigos o que acham de determinados nomes, antes de registrar um nome como ninfa. Ou nomes de mulheres em meninos (ok, queria uma menina, não veio, mas use um nome masculino para meninos).
Sou uma das poucas pessoas que podem dizer que já vi foto do Chester (sim com direito a RG e tudo, mas lembrando que Chester nada mais é do que um frango... agora porque os pais deram este nome ao filho, são outros 500).
Também posso dizer que trabalhamos com nomes antigos, de Cleopatra a Tiberius (sim, nome e sobrenome em latim).
Nomes de lugares também são muito utilizados, afinal tem os descendentes de uma família que fundou tal cidade. Mas ter como primeiro nome, regiões como Saara e Sibéria é um pouco estranho.
Tem os casos que o nome não é tão estranho, mas quando você ler o nome do meio e o sobrenome, fica do estranho ao engraçado. Vamos usar de exemplo Maria e colocar um sobrenome Pinto. Ok sem problema, vai ter algumas piadinhas. Mas coloca um nome do meio do tipo, Sonha. Junte os três e já dá para ter idéia de como fica. E não, não vi isso ainda, mas vi exemplos piores que não vamos citar aqui.

Então fica a dica... pensem com muito carinho quando derem nomes a seus filhos. Pois eles carregaram estes nomes a vida toda.
Nada contra ser original, mas sempre é bom ter uma segunda opinião sobre nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário