domingo, 8 de maio de 2011

RPG - Vampiro: a Máscara

Este é o título de um livro de RPG, que foi uma revolução fins do século passado (começo da década de noventa) quanto a como se joga RPG.
Ok, para um leigo, vamos explicar o que é RPG:
Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"),[1] é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.



Vampiro: a Máscara era um RPG diferente do clássico medieval e cheio de aventura que até então era sucesso (nunca deixou de ser, mas o Vampiro mostrou uma nova forma de jogar RPG).
Começou uma era de role-play (interpretação e menos regras). Até então os RPGs tinham muitas tabelas, regras e detalhes técnicos (principalmente quanto as batalhas e magias). Ainda hoje fazem sucesso (GURPS e D&D), mas ganharam um concorrente de peso.

Falando de Vampiro, sua idéia inicial era o terror pessoal. Para quem assistiu filmes como entrevista com vampiro e highlander, a idéia de você jogar como um humano e que virou um vampiro e passar pelo tormento de ver os anos passando e seus amigos morrendo e você não, além da fome e desejo de sangue e outros tormentos que o mundo das trevas trás. Quando o mestre do jogo (termo de rpgista, que significa quem está conduzindo a história e tem que saber bem as regras, tendo sido adotavo no Vampiro, o termo narrador) sabe explorar este conceito, colocando o jogador naquele dilema entre viver bebendo sangue e ter que se controlar para não matar as pessoas próximas a ele. E viver uma vida dupla, uma entre a sociedade vampiresca (conhecido aqui como a Família) e outra como um mero humano (e se virando para ganhar seu dinheiro nosso de cada dia, pagar as contas e esconder o fato de que não é mais humano). O que leva alguns personagens a serem mais humanos do que os humanos em geral são, devido o medo de perderem sua humanidade para as trevas.

Mas não só de terror pessoal vive o jogo. O cenário em si, punk-gótico é extremamente envolvente (ainda mais que se passa na nossa era) e apresenta diversos tipos de vampiros e suas leis e tradições, agradando gregos e troianos. Assim como conta sua história e a guerra política batizada de jyhad (o que mais acontece no jogo, você não sabe quem está manipulando quem??).
Afinal, quem está no poder há alguns séculos, não pretende abrir mão tão cedo para moleques com algumas décadas de pós-vida. Fora suas divisões políticas. E de política é o que não falta. Maquiavel com certeza está rindo uma hora destas.
Um dos melhores trechos que já li nos livros ligado a Vampiro: a Máscara, era
"Cuidado, minha criança, com teus inimigos eternos:
Com os selvagens metamorfos, que caçam como lobos.
Com os cavaleiros do fogo e da espada, os caçadores de bruxas.
Com as crias flamejante do próprio inferno.
Mas acima de tudo, minha criança, cuidado com teu semelhante.
Pois nós sempre seremos os nossos maiores inimigos."

E aqui você encontra desde os nobres do clã ventrue, a hierarquia da igreja nos lasombra, ao fanatismo do Sabá, a luta dos anarquista pela liberdade, a união familiar dos giovanni, a solidão e individualidade dos gangrel e estrutura engessada dos tremere entre outros. Opção e variedade nunca faltaram neste RPG e política sempre foi um tema abordado, seja de cunho pessoal (em busca de poder) a conquistas e influências (controlar uma cidade ou um clã em uma região). Futuramente vou abordar os 13 clã.

Quanto a como surgiram, o livro sugerem que o progenitor de todos os mortos-vivos foi Caim, o assassino bíblico de seu irmão, Abel, que teria sido amaldiçoado por Deus e condenado a caminhar eternamente sobre o mundo na forma de um vampiro condenado a beber sangue. Por solidão, Caim teria criado três outros vampiros: Irad O Forte, Enoch O Governante e Lilah a Bela. Os Três formariam a chamada "Segunda Geração". Esses três, por sua vez, originaram outros 13 vampiros, a "Terceira Geração", que foram os fundadores dos 13 clãs.

E porque o título de Vampiro: a Máscara, vem de suas leis, para evitar que a humanidade descubra a existência dos vampiros e renasça a Santa Inquisição.



PRIMEIRA TRADIÇÃO: A MÁSCARA
"Não revelarás tua verdadeira natureza àqueles que não sejam do sangue. Ao fazer isso renunciará aos seus direitos de sangue." (basicamente se um humano souber que você é vampiro, você está condenado a morte)

SEGUNDA TRADIÇÃO: O DOMÍNIO
"Teu domínio é tua inteira responsabilidade. Todos os outros te devem respeito enquanto nele estiverem. Ninguém poderá desafiar tua palavra enquanto estiver em teu domínio." (lembra um pouco o feudalismo a noção de territórios e príncipes ou outros títulos que controlam regiões)

TERCEIRA TRADIÇÃO: A PROGÊNIE
"Apenas com a permissão de teu ancião gerarás outro de tua raça. se criares sem a permissão de teu Ancião, tu e tua progênie serão sacrificados." (isso evita que você transforme qualquer um em vampiro)

QUARTA TRADIÇÃO: A RESPONSABILIDADE
"Aqueles que criares serão tuas próprias crianças. Até que tua progênie seja liberada, tu os comandará em todas as coisas. os pecados de teus filhos recairão sobre ti." (você é responsável pelos vampiros que você criar)

QUINTA TRADIÇÃO: A HOSPITALIDADE
"Honrarás o domínio de teu próximo Quando chegares a uma cidade estrangeira, tu te apresentarás perante aquele que a governa. Sem a palavra de aceitação, tu não és nada." (reforçando a idéia de território e para você saber quem manda)

SEXTA TRADIÇÃO: A DESTRUIÇÃO
"Tu és proibido de destruir outro de tua espécie. O direito de destruição pertence apenas a teu ancião. Apenas os mais antigos de vós convocarão a Caçada de Sangue." (ou seja, ganhe alguns séculos de vida e poder para ter direito de tirar a vida dos outros... pelo menos os mais novos).

Bem ou mal, vampiro é de certa forma sedutor, encantador e você ter a oportunidade de interpretar um, é tentador.


P.S.: Aproveitando, Feliz dia das Mães.

P.S.2: Comentário aleatório, sobre tolerância zero, mas serve para dá um pouco de humor hoje. Cheguei no trabalho abrindo o guarda-chuva para deixa-lo secar e um colega pergunta se está chovendo, vendo meu guarda-chuva todo molhado. Não pensei duas vezes e falei que fui no banheiro e joguei um pouco de água no guarda-chuva.


Um comentário: