quinta-feira, 10 de março de 2011

2º chance



Tenho um primo, que é super gente fina, amigão para o que der e vier sempre disposto a ajudar, ouvir e companheiro de diversão. Mas sua vida pessoal (tanto familiar como profissional) até o momento foi um fracasso.

  • Perdeu o emprego dele que até hoje ele lamenta ter deixado de ser comissário;
  • Separou-se da esposa e paga pensão alimentícia e a ex-dele não facilita em nada a vida dele... basta ele atrasar uns dias, ela já aciona a polícia para prende-lo, enquanto quando ela atrasa a escolinha da criança, porquê gastou com a faculdade dela, com o carro novo e não sei mais o quê? Ele vai correndo pagar a escolinha, sendo que já deu o dinheiro para ela pagar e ela gastou em outra coisa. Mas colocar ela na justiça, para pegar a guarda da criança, usa sempre a desculpa de que não quer prejudicar seu filho;
  • Não conseguiu fazer faculdade, uma por que achava que como comissário, estava com a vida feita e não precisava se esforçar, outra por não gostar de estudar.

Não tem como ajudar quem não quer ser ajudado, por mais de seja dado conselhos a anos, seja dado bronca, apoio, exemplos... ele tem pulado de emprego em emprego, tentou montar sociedade com amigos, trabalhar como autônomo, fazer o que fosse possível, mas nunca com grandes resultados. Bastava ganhar um pouco mais e já gastava sem pensar no futuro. Gastava em coisas que não precisava e quando deixava de ganhar este pouquinho mais, voltava a estava zero.

Hoje ele está com uma nova namorada, ela ganha bem, tem faculdade e um padrão de vida que ele vê que não pode sustentar. Mas pela primeira vez em anos, ele está correndo para mudar. Motivado em fazer alguma coisa. Que ele cansou de quebrar a cara e agora tem realmente um objetivo na vida. Ele sabe que nunca mais irá consegui o emprego de comissário (não se ele não entrar em forma). Mas está tentando e querendo voltar a estudar.

Então... já que ele quer e já tem um tempo que tem demonstrado isso e corrido atrás, porque não ajudar? Dá uma segunda chance. Resolvi ajudar e comprar os livros que ele precisa. Primeiro para o curso de francês que ele quer fazer.
Francês, você pode está se perguntando, por quê? Ele já tem um conhecimento básico, o que já facilita o aprendizado e aperfeiçoamento. Ainda temos uma COPA e uma Olimpíada, daqui a alguns anos e oportunidades para quem fala mais de um idioma que não seja o inglês é uma chance rara, especialmente se você trabalhar em hotel, restaurante, guia e todo local onde pode ter alguma interação com estrangeiro (museus, clubes, lojas, transporte, etc). E se ele realmente mostrar resultados e esforço, pode até ganhar mais ajuda do restante da família e deixar de ser considerado um fracassado. Quem sabe depois ele pega um pouco de gosto e coragem e encara uma faculdade.

É pouco, concordo. Estou fazendo muito pouco e livros de francês não são assim tão caros. Mas para quem já sustenta a própria casa, com a mãe e um irmão deficiente físico, além de pagar a pensão e sem um emprego estável, a vida não é fácil. Se ele precisa de um empurrão para seguir em frente. Então vou acreditar nele e dá esta 2º chance. Mas já deixei avisado que se não tiver resultados, não terá uma 3º, 4º ou 5º chance. E só vai depender dele, para conseguir estes resultados.

Afinal, todos cometemos erros, mas nem sempre temos uma oportunidade de recomeçar.

P.S.: Este meu primo tem mais de 30 anos nas costas. Dizer que já passou da idade para recomeçar a vida, não é desculpa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário