terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Caixa Econômica Federal - 150 anos


Ok, eu sei que o aniversário da fundação do Banco Caixa Econômica Federal, foi dia 12 de Janeiro, mas como só hoje eu recebi minha agenda, piadas aparte, acredito que o atraso, foi porque veio em uma caravela, da Europa, que aportou no porto da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital imperial e graças aos nossos colegas funcionários tropeiros, foram levando no lombo de mulas, subindo a serra, atravessando floresta densa e atravessando rios, para entregar com mais de um mês depois do aniversário da empresa, nossas preciosas agendas.
Bem... fim da piada, já que eu apostei que iria receber depois do carnaval, vamos aos fatos históricos desta empresa que bem ou mal, faz parte da minha vida e adoro trabalhar nela.




Pelo visual, acho que não foi piada, ou a empresa finalmente está investindo no visual da agenda para dá aquele toque de antiguidade ou está economizando muito.


E não só o visual externo, mas internamente está bem estilo século XIX.

Apesar de não ter linhas para usar de base e escrever, não posso negar que este visual da era vitoriana, tem o seu charme.

Papel manteiga, com algumas páginas em papel vegetal, para começar cada mês.
Valeu pelo atraso, está melhor do que eu esperava da agenda e vou resumir alguns fatos importantes da empresa.

  • 12 de Janeiro de 1861 - O imperador D. Pedro II, assinou o decreto de criação da Caixa Econômica e Monte de Socorro da Corte;
  • A caixa foi a primeira instituição financeira a aceitar depósitos de escravos, muitas vezes destinados à compra de suas próprias cartas de alforria;
  • Na véspera do Natal de 1961, a Caixa resolveu devolver todos os brinquedos que estavam penhorados;
Tem muitos outros detalhes e citações na agenda de escritores e artistas famosos e outros nem tanto que foram clientes da instituição. Pessoalmente devo confessar que nunca pensei em um dia ter conta em um banco público, muito menos um dia, trabalhar nela. Hoje estou feliz pelo meu trabalho e todas as oportunidades de crescimento que tive, tenho e ainda terei no futuro. Não é maravilha, já tive momentos muitos ruins, alguns por minha culpa, outros por stress do trabalho, mas que trabalho não tem estes problemas? Mas também já tive momentos maravilhosos, como a alegria de ajudar as pessoas como voluntário nas enchentes de Santa Catarina, o sorriso quando você entrega um poupançudo para uma criança ou mesmo a felicidade de um casal, que assina o contrato para comprar a sua própria casa.
São momentos assim que eu lembro e sei o quanto gosto de trabalhar nesta empresa e espero continuar nela por mais uns 30 anos (50 anos seria muito, mas nunca se sabe). E problemas, vou ter sempre na empresa, funcionários ruins e outros que puxam seu tapete, tem em todo lugar, mas realização pessoal e gostar do seu trabalho, mesmo que você seja apenas uma pequena engrenagem dentro desta máquina, para mim é melhor que muita coisa e é a realização de um sonho.

Então fica aqui, um pouco atrasado, meus parabéns à Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário