quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amigos, amigos, negócios aparte

Como diz o velho ditado, amigos, amigos, mas quando vc envolve dinheiro, a história é outra. E não só com amigos, mas parentes tb.
Ou como disse um ex-chefe meu, é tudo maravilha, desde que vc não mexa no bolso. Aí sim vc tem problema e as pessoas perdem a cabeça.

Pq este assunto agora ? Bem, lembrei de alguns amigos e pensei, pq não falar deste tema. Acho que cai como uma luva, como resolução de ano. Então vamos falar de tipos de amigos/parentes que pedem dinheiro e porque eles pedem ?

Quando vc entra na faculdade, surge um monte de parente que vc nunca conversa, só para te dá parabéns e quando se forma então, vem aqueles pedidos de favores. Piora quando vc passa a trabalhar em banco. Em fins... cortei as asas de muita gente ao dizer não. Bancário não é banqueiro. E faculdade não é sinônimo de que vc vai ganhar muito dinheiro. Na verdade, conheço muita gente que fez faculdade e que vive mendigando por aí ou dependente de papai e mamãe.

Mesmo quando fazia engenharia, lembro de colegas que estavam lá por que os pais queriam, mas não porque era o que eles queriam!!! Pô!!! Vai ficar na barra da saia da mãe até quando. Não sabe dizer não ? Lembro de um colega de estágio, que estava no 5º ano de engenharia da USP, mas que queria fazer teatro. Nada contra teatro, eu mesmo tenho ótimos amigos do meio e penso em fazer história e arquitetura, mesmo não tendo nenhuma intenção em exercer estes ofícios, apenas quero fazer estes cursos, pelo prazer que os temas me proporcionam e por falta do que fazer (falta do que fazer é o alimento do diabo, como dizia um certo ditado).
Mas fazer um curso barra pesada (não, cálculo, física, mecflu, mecge, não são matérias fáceis e isso é apenas matérias básicas), deixar os pais jogarem dinheiro fora (ok... USP é de graça, mas é integral, então comida, livros e tudo o que ele precisa de dinheiro é papai e mamãe e só pode fazer estágio no último ano) e vem dizer que não é isso que quer. E depois não exercer a profissão, ficar em um empreguinho mequetrefe e pedi dinheiro emprestado. Ah sinceramente por mais boa que a pessoa seja, um amigão para toda hora, não tem como não ver como um fracassado.

Isso me lembrou de outros amigos que mesmo fazendo o que gostam... isso quando fazem, são tão acomodados que vivem as custas dos pais e quando estes não dão o que querem, pedem aos amigos dinheiro emprestado. Ou começam a vender suas coisas para cobrir rombo. E isso inclui muita gente que eu conheço, desde amigos do peito que quando vc precisa sacrificariam o braço por vc, mas que trabalham com parentes sem registro e acham que vão viver a vida toda assim, sem ter que lutar no mercado de trabalho.
Quando não é empresa dos pais e vivem na esperança de que vão herdar a empresa de bandeja e sem experiência (não, trabalhar com os pais não é experiência de vida, a pessoa nunca passou dificuldade de procurar emprego e trabalhar sobre a ameaça de um dia ser demitido... e sim já fui demitido duas vezes) para saber como realmente é um trabalho. Pode até consegui se virar, mas muitas vezes a empresa acaba se fechando (a exemplo do império dos Matarazzo). Vai me dizer que vc não sabe quem foram os Matarazzo?

Momento cultura: Os Matarazzo são uma tradicional família ítalo-brasileira, donos das indústrias de mesmo nome, sendo que adquiriram a sua fortuna multimilionária no Brasil. Atualmente conta com membros em vários setores da elite da sociedade brasileira, como a política, as artes, a magistratura, a medicina, o empresariado ou nos meios de comunicação.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_Matarazzo e cujo império do passado é apenas uma lembrança do presente.

É claro que tem aqueles que escolhem fazer um curso na faculdade apenas porque tem mais mulheres. Sim, conheço pessoas que fazem alguns cursos como psicologia, engenharia de alimentos, enfermagem, entre outros (não desmerecendo nenhum destes cursos, mesmo pq tenho bons amigos que cursaram pq gostam do curso e da profissão) apenas pq tem mais mulheres e acham que podem pegar mais. E esquecem que é a vida deles e algo que deviam pensar no futuro e não em uma noite ou duas na cama com alguém. Depois não quer se considerado um fracassado e quando se dá conta... tentar correr atrás do tempo perdido.

Tb tem os que se acham o rei da sabedoria e da razão e não aceitam quando dizem o contrário na cara deles. Mas quando estão com problemas, ainda mantem a pose, como se fosse obrigação sua ajudar. Não sei pq, mas lembrei de algumas pessoas que estão a anos sendo reprovados na OAB, assim como alguns teimosos da faculdade de engenharia.

E por último, aquele amigo que vc sabe que batalha, vai atrás, correr atrás do que quer e que quando vc precisa, mesmo não tendo muito (ou até tendo), está a sua disposição para te ajudar. Mas por sorte ou azar do destino no momentos está precisando de ajuda financeira e sem previsão de quando pagar. É claro que este sim, vc dá uma mão (quando possível).

Afinal... amigos, amigos, negócios aparte, pq sabemos que algumas pessoas realmente batalham por algo, mesmo não conseguindo e quebrando a cara. Se vc pode ajudar, pq não ? Mas aqueles amigos que acham que a lei do mínimo esforço é o que vale... por melhor que seja a pessoa, é melhor deixar quebrar a cara, para que esta pessoa amadureça e cresça um pouco. E só depois, realmente ajudar. Afinal, não é nada agradável vc cobrar de um amigo (isso quando o amigo passa a te evitar, para não ter que te pagar). E já vi muita amizade acabar assim (bem... já não era amizade mesmo, se acabou assim).

Então amigos, amigos... negócios aparte.

P.S.: Isso me lembra que fazer sociedade com amigos, montando uma empresa, pode ser muito bom, mas se a empresa fica no vermelho ou existe algum desvio de dinheiro, pode muito bem acabar com uma amizade de longos anos.

2 comentários:

  1. PALMAS!!!!!!!!!! Particularmente adorei a parte dos caras que se acham fodões, mas estão formados há anos e não conseguem tirar uma OAB, por exemplo! E também curti muito a parte em que você difercia muito bem os acomodados daqueles que estão correndo atrás, mas que a "sorte" (digamos assim) ainda não sorriu praquela pessoa. Gente acomodada pedindo favor ou vivendo as custas de papai e mamãe é o ó do borogodó!! Esses podem esperar sentados qq ajuda minha! No meu trabalho lá no CRAS eu vejo muitas famílias assim, acomodadas, mega-satisfeitas com as porras do Bolsa Família, Renda Cidadã e eventuais cestas básicas, acho todos os programas excelentes, mas a pessoa não pode se conformar com aquela merreca que muitas vezes é, tipo, 1/5 de um salário mínimo e os infelizes não correm atrás de um emprego. Outras tentam e estão passando dificuldades, mas estão lutando, e eu admiro muito mais essas famílias, embora tenha que usar as regras dos programas para todas sem esse tipo de discriminação. Bah, acabei desabafando também! ^_^'

    ResponderExcluir